Ponto meia no Crochê tunisiano
Antes de apresentar o ponto meia no crochê tunisiano eu preciso explicar um pouco o crochê tunisiano que é também conhecido como crochê afegão. Trata-se de um técnica bem particular do crochê pois incorpora técnicas do tricô. Entretanto, como eu sempre digo, não é nenhum bicho de sete cabeças. Com um pouquinho de treino e muita vontade de aprender qualquer um pode fazer uma peça utilizando esta técnica, e eu garanto que você vai sentir muito prazer porque tudo que envolve desafio é mais gostoso de vermos realizado.
Agulha afegã
A agulha utilizada no crochê tunisiano também é diferente. Ela é mais longa e tem uma ponta com o gancho característico de uma agulha de crochê e na outra extremidade ela é fechada para que os pontos não deslizem para fora da agulha.
Agulha afegã intercambiável
Existem também agulhas mais curtas com um cabo flexível como prolongamento. Eu particularmente prefiro essas agulhas e melhor ainda se o cabo for intercambiável, assim eu posso ter vários cabos com diferentes comprimentos e fazer a troca de acordo com o tamanho da peça que estiver confeccionando. Também é possível conectar ao mesmo cabo duas agulhas de mesmo número e trabalhar em circular.
A técnica
No crochê tunisiano os pontos são carregados na linha de ida e ficam todos na agulha, depois na linha de volta os pontos são descarregados. Sendo assim, para fazer uma carreira é preciso fazer as linhas de ida e volta. O trabalho é executado sempre do mesmo lado e as peças costumam ficar com uma trama mais firme e pouco elástica. Em peças onde a elasticidade é desejável deve-se ficar atento a escolha do fio e a tensão aplicada ao ponto.
Ponto Meia Tunisiano
Neste artigo vou apresentar o ponto meia tunisiano que tem esse nome porque o resultado é igual ao ponto meia no tricô. O resultado é muito bonito e as bordas da peça ficam perfeitas.
Execução:
1 – Faça qualquer número de pontos corrente.
2 – Faça uma laçada na segunda corrente a partir do gancho e em cada corrente até o final. Esta é a linha de ida onde os pontos são carregados na agulha.
3 – Na linha de volta inicie fazendo uma corrente na primeira laçada da agulha para criar o ponto de borda, em seguida faça os demais pontos sempre pegando duas laçadas, siga assim até restar 1 laçada na agulha. Essa laçada conta como a primeira laçada da próxima linha de ida.
4 – Na segunda linha de ida comece inserindo a agulha entre as duas barras verticais do segundo ponto (bem no meio do ponto) e lace o fio, repita isso até o penúltimo ponto, no último ponto insira a agulha nas duas perninhas do “V” desse ponto.
5 – Na segunda linha de volta repita o mesmo procedimento descrito no passo 3.
Agora é só repetir os passos 4 e 5 até atingir o comprimento da sua peça.
Assista um vídeo curto mostrando como executar: