PAP,  Técnicas de Tricô,  Tutoriais

Padrão de ponto deslizado (passa sem fazer) em duas cores.

Este é o primeiro tutorial de uma série que pretendo fazer com padrões com ponto deslizado (slip stitch).

Então vou começar com um padrão bastante simples de ser executado que produz uma trama com textura e ao mesmo tempo com elasticidade. Contudo existem inúmeros padrões com ponto deslizado que produzem diferentes texturas. Aguardem os próximos tutoriais.

Pontos utilizados

Só para exemplificar, neste primeiro tutorial trabalhei com apenas duas cores e os únicos pontos utilizados foram os pontos básicos do tricô; o ponto meia (M) e o ponto tricô (T).

Execução

Basicamente é uma repetição de quatro voltas, sendo as duas primeiras com a cor que você escolher para o destaque e as duas últimas voltas com a cor de contraste. Note que esse exemplo se aplica ao trabalho em circular. Em um próximo tutorial mostrarei como deve ser executado quando o trabalho for em idas e vindas (tricô plano).

Passo a passo

Finalmente vamos ao passo a passo. É só acompanhar as fotos abaixo que estão com descrição em inglês e português e no final do artigo há o link para o vídeo mostrando a execução. Lembrando ainda que meu estilo de tricotar é sempre à portuguesa.

Neste exemplo a cor escura (azul) é a cor de destaque e a cor clara (branco) é a cor de contraste. Trabalhando com cores contrastantes você pode brincar invertendo a predominância das cores. Note que a peça é composta por duas partes sendo uma com a cor clara predominante e outra com a cor escura.
Comece montando um número par de pontos com a cor principal, que no exemplo é a cor escura (azul), e depois feche o círculo.
A repetição de 4 voltas gera o padrão. Na primeira volta a cor de trabalho é a cor de contraste (note o fio passando no dedo da mão direita).
Então: Volta 1 (com a cor A): 1M, passa (sem fazer) 1pt como se fosse fazer tricô mas com o fio atrás. Repetir até o final da volta.
A partir da segunda repetição de 4 voltas já é possível observar que se formam colunas alternadas, sendo uma com todos os pontos na cor azul (cor principal) e outra coluna com pontos de cores alternadas.
Quando você tiver concluído o primeiro bloco de 4 voltas ficará fácil saber qual ponto deve ser deslizado e qual deve ser feito em meia.
Quando a coluna tem as duas cores o ponto é tricotado em meia.
Ao final da volta 1 os pontos na agulha estarão em cores alternadas.
Volta 2 (ainda trabalhando com a cor A): Tricô em todos os pontos da cor A,
e passa (com o fio atrás) todos os pontos da cor B. Repetir em toda a volta.
Volta 3 (agora trabalhar com a cor B): Meia em todos os pontos.
Volta 4 (continuar com a cor B): repetir a volta 3.
Repetir essas 4 voltas até o comprimento desejado.

Assista um vídeo curto mostrando como executar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese