Fleegle heel: Como virar o calcanhar…Tricotando meias.
Tricotar meias pode ser uma aventura, principalmente quando chega o momento de modelar o calcanhar e a parte mais tensa é justamente a virada do calcanhar. Existem várias técnicas para tricotar o calcanhar de uma meia, cada uma tem seus prós e contras, mas hoje eu vou falar de uma que é muito pouco lembrada ou compartilhada. Estou falando de Fleegle heel: técnica criada pela blogueira Fleegle em 2006.
Segundo a sua criadora trata-se de um padrão de meias sem abas e sem complicações, e eu acrescentaria sem buracos porque isso de algumas técnicas deixarem buracos sempre me incomodou muito.
Não vou me estender sobre as considerações pessoais minhas ou de outras pessoas, afinal: “cada qual, cada quem”. Vou apenas descrever a técnica e deixar que cada um tire as suas conclusões. Só vou acrescentar o seguinte: Acredite que vale a pena aprender essa técnica, primeiro porque aprender algo novo é sempre muito bom, e segundo porque você vai se surpreender com a facilidade de execução.
Em linhas gerais é assim que se faz:
Iniciar a meia pela ponta do pé utilizando o seu método preferido de montagem dos pontos. Veja os tutoriais sobre alguns métodos: Judy’s magic cast on ou Montagem turca.
Tecer até a curva na sola do pé (7 a 8 cm antes do final do pé), e fazer os aumentos do calcanhar.
Como virar o calcanhar:
- Colocar um marcador no meio da agulha do calcanhar dividindo os pontos em duas metades iguais.
- Carreira 1: M até 2 pontos depois do marcador, SSK, 1M, virar o trabalho.
- Carreira 2: Passar o 1º ponto sem fazer, T até o marcador, remover o marcador, 2T, 2T juntos, 1T, virar.
- Carreira 3: Passar o 1º ponto sem fazer, M até 1 ponto antes da lacuna, SSK, 1M, virar.
- Carreira 4: Passar o 1º ponto sem fazer, T até 1 ponto antes da lacuna, 2T juntos, 1T, virar.
- Repetir as carreiras 3 e 4 até que o último ponto da agulha seja 1M após o último SSK.
- Retomar o trabalho em circular. Nesse estágio a agulha do calcanhar ainda tem 3 pontos a mais do que a agulha do peito do pé.
- Volta 1:
- agulha 1: M
- agulha 2: 1M, 2M juntos, M até o final.
- Volta 2:
- agulha 1: M
- agulha 2: 1M, SSK, M até restarem 3 pontos na agulha, 2M juntos, 1M.
Pronto, está feita a virada do calcanhar! Fácil né?
Veja no vídeo a seguir como isso é feito na prática. Lembrando que meus vídeos são curtos e objetivos, e seguindo o padrão que adotei, não possuem áudio ou qualquer distração mas são bastante descritivos.